Atedimento: +55 71 3321-4495

 
 

Notícias de Angola

Angola: FAS recebe 30 milhões de euros para projecto de desenvolvimento local.

Postado em 11/05/2015

 

Luanda - Trinta milhões de euros é valor financiado pela União Europeia (U.E) ao Fundo de Apoio Social (FAS) para o Programa de Desenvolvimento Local (PDL) informou, hoje, segunda-feira, em Luanda, o director geral do FAS, Santinho Figueira.

Santinho Figueira teceu estais informações à imprensa a margem da apresentação do “Projecto de Desenvolvimento Local (PDL) – FAS IV”, sob o lema “ Combater a pobreza, investindo nas pessoas para uma efectiva descriminação da prestação de serviços públicos e para a melhoria das oportunidades económicas das populações mais vulneráveis".

Segundo o responsável, o apoio da União Europeia ao PDL, com um financiamento de 3.580 milhões de Kwanzas, tem como principais objectivos combater a pobreza através de uma efectiva descentralização da prestação de serviços.

“Este financiamento será implementado em três níveis, nomeadamente as Infras estrururas sociais básicas nos sectores de saúde, educação, água e saneamento básico, “projecto da economia local financiamento de iniciativas próprias e privadas como agricultura e a pesca”,  “Fortalecimento das capacidades institucionais das administrações locais, nas formações para o pessoal técnico das administrações locais com vista a ter uma gestão participativa”, disse.

Referiu que constam também dos objectivos, o aumento das oportunidades de negócio e a geração de receitas, melhorar o acesso das famílias rurais vulneráveis aos serviços sociais básicos e às oportunidades económicas, bem como fortalecer as capacidades institucionais dos municípios de Angola.

Fez saber que o PDL abrangerá 14 províncias, procurando atíngir uma cobertura espacial mais equitativa da prestação de serviços básicos nas localidades em que a presença do FAS não se fez sentir anteriormente, deixando de fora as províncias do Cunene, Cuanza norte, Cuando-Cubango, Lunda-Sul.

Informou que PDL vai contemplar um novo projecto “Agente de desenvolvimento comunitário e sanitário” em parceria com o Ministério da Administração e Território e o Ministério da Saúde cujo papel principal é sensibilizar e identificar algumas dificuldades que as comunidades rurais vivem.

O PDL financiará també, numa fase inicial, um milhão e 500 beneficiários directos e 650 indirectos

 
 

Praça dos Veteranos, Nazaré - Salvador - Bahia - Cep: 40024-125
+55 (71) 3321-4495 casadeangola@casadeangolanabahia.com.br

 
Facebook Level2